• Serviço Social

    IMGP3515

    É o departamento responsável pela triagem das famílias que buscam ajuda.  Neste setor acontecem as entrevistas, e a seleção se dá através de visitas domiciliares. Estas famílias passam a frequentar os cursos do Projeto Girassol, montados para atender as suas necessidades.

    Atendimentos: quartas, quintas  e  sábados – das 8:00 às 12:00 h.

  • Orientação Maternal

    Programa que atende as gestantes com 25 aulas de orientação a maternidade, pré-natal,  cuidados com o recém nascido, amamentação e parto.

    Atendimentos: quintas – das 8h00 às 12h00.

  • Médico, Psicológico e Puericultura

    Atendimento médico às famílias matriculadas – acompanhamento clínico com um especialista: neurologia.

    Acompanhamento psicológico – três profissionais que se revezam no atendimento as famílias.

    Puericultura : os bebês recebem atendimento em puericultura, até completarem 01 ano de idade, com uma consulta mensal, sendo que as mães participam de aulas quinzenais no program “Luz no Lar”.

    Atendimentos: quintas – das 9h00 às 11h30

  • Abastecimento

    Campanhas de Arrecadação

    Este setor é o responsável pelo abastecimento da Casa, já que em nossa despensa não podem  faltar os itens que compõem as CESTAS BÁSICAS distribuídas às famílias cadastradas, assim como também os ingredientes para a SOPA. As Campanhas do Quilo e do Mercado são realizadas pela mocidade espírita, que trabalha batendo de porta em porta, no centro e em bairros da periferia da cidade.

    Sopa

    As famílias  após participarem dos cursos  recebem a SOPA que é servida no local e oferecida aos que desejam levar para suas casas; são em geral famílias grandes e nem todos os filhos podem comparecer a casa.

    Tudo é feito na hora para que se mantenha a qualidade do que será oferecido as famílias. Por isso existe muita oportunidade de trabalho voluntário para aqueles que desejam colaborar.

  • Alfabetização de Adultos

    Atendendo a uma necessidade que foi surgindo ao longo do desenvolvimento das atividades com as pessoas matriculadas, que manifestavam seu desejo de aprender a ler e escrever, os responsáveis pelo Departamento de Serviço Social decidiram dar início ao curso de ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS.

  •  

  • Mocidade e Evangelização Infanto-juvenil Meimei

    Este departamento recebe as crianças, adolescentes e jovens, filhos dos assistidos matriculados na Casa.

    Enquanto as mães participam do programa os filhos, acompanhados por monitoras voluntárias, recebem orientações e aulas conforme as idades. Brincando as crianças aprendem conceitos valiosos para a sua formação.

    São aulas de evangelização, moral, artes, dança, música,  higiene, ética no convívio familiar e em sociedade, meio ambiente, etc

  • Artesanato

    Visando promover e valorizar estas pessoas incentivando-lhes garantir a própria subsistência valorizando as oportunidades de trabalho, mesmo que informal, é que foram inseridos os cursos de artesanato e corte e costura na programação semanal.

    Atualmente existem os cursos de TAPEÇARIA, BORDADO EM PONTO CRUZ, CROCHÊ, COSTURA, FUXICO, etc.

    Todo o material é fornecido pela Casa e a oficina funciona em regime de cooperativa.

  • Livraria e Biblioteca Allan Kardec

    Funciona nas dependências da CASA DO CAMINHO e atende as necessidades daqueles que buscam conhecimentos sobre a Doutrina Espírita.

     

     

     

  • Bazar Permanente

    O  Brechó ou Bazar Permanente auxilia na manutenção das obras assistenciais. Hoje está localizado em ponto comercial no centro comercial da cidade.

    As doações recebidas pela casa são selecionadas para doação às famílias em nossa rouparia e o excedente é destinado a venda no Bazar.

     

  • Informática

    Informática

    O departamento de informática tem por objetivos gerenciar os recursos computacionais da casa, dar suporte e manutenção e disponibilizar cursos de informática.

    Atualmente está disponível ao público assistido o curso básico de informática, cuja proposta educacional é introduzir as pessoas a informática. O foco são as pessoas alfabetizadas maiores de 10 anos e o programa tem 24 aulas com os temas gerais, introdução a informática, editor de textos, editor de planilhas, editor de apresentações, internet, sistema operacional Windows e softwares.

    Curso: aos sábados de manhã.